quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Precognição

Você se lembra do filme "Minority Report", com Tom Cruise? É uma ficção policial em que os criminosos são presos antes mesmo de cometerem os crimes. O segredo? Três paranormais com a capacidade de prever o futuro com exatidão informam a polícia sobre os detalhes dos crimes. Sabemos que Deus tem essa capacidade, chamada precognição ou presciência, pois Ele é onisciente (sabe tudo). Algumas pessoas acham que ele não interfere diretamente no livre arbítrio humano, mas como sabe o futuro e o que está no coração do homem, age de maneira que Seus propósitos sejam alcançados. Por falta de um nome melhor, vamos chamar tais pessoas de "arminianianas" (Arminianismo, na verdade, compreende muito mais do que isso). Comparando com o teísmo aberto, discutido no post passado, imagine um jogo de xadrez entre Deus e o homem. Para o teísmo aberto, Deus é um grande enxadrista, capaz de calcular com perfeição todas as possibilidades para os próximos movimentos a serem tomados caso o homem mova uma de suas peças para esta ou aquela casa do tabuleiro. Ele não sabe o que o homem vai fazer, mas já tem todas as opções cobertas em Seu plano. Assim, Deus sempre ganha no final, pois é um melhor jogador, mas nem tudo está no controle dEle. O arminiano, por outro lado, enxerga Deus como um jogador que consegue ler os pensamentos do adversário (inclusive aqueles pensamentos que o homem ainda não teve). Deus não interfere nas ações do homem, mas como sabe todas elas de antemão, consegue traçar o plano da vitória antes mesmo da partida começar, e nada escapa do Seu controle.

Com relação à salvação, tal ponto de vista encontra base nas Escrituras:

Rm 8:29 - "Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos."

Segundo o arminianismo, Deus conheceu de antemão os que haviam de crer em Cristo para a salvação. A estes Ele predestinou para serem como Cristo. Veja também o texto abaixo, que destaca a presciência de Deus na eleição dos salvos:

I Pe 1:2 - "Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas."

Os arminianos, defensores da precognição, não têm problemas com o termo predestinação, apenas o usam de maneira distinta dos calvinistas. Calvinismo e predestinação são assuntos para o próximo post, mas adianto que, na minha opinião, nem o arminianismo nem o calvinismo merecem o rótulo de heresia, pelo menos em suas versões mais moderadas. Digo isso porque o assunto é complicado demais e não entendemos muito bem como tudo isso funciona, e prefiro ser humilde quanto às conclusões, me concentrando em enfatizar os pontos doutrinários dos quais eu acho que não podemos abrir mão.

A maior divergência entre calvinismo e arminianismo é com relação ao livre arbítrio do homem. Calvinistas negam totalmente o livre arbítrio e já vi alguns deles dizerem que ninguém pode "aceitar Jesus como salvador" para ser salvo, pois "aceitar" seria uma obra e a salvação é de graça. Eu pergunto: aceitar um presente é uma obra?!? Alguém vai se gloriar diante de Deus porque aceitou um presente?!? Não vejo nenhum problema com relação à doutrina da graça no arminianismo, a não ser no caso daqueles que acham que devem fazer obras para permanecerem salvos, mas isso é outro problema que já tratamos antes (ver A suficiência de Cristo e Perda da Salvação). Existem dois problemas básicos com o arminianismo:

1 - Existe um problema com a idéia de que o homem pode aceitar Jesus por livre e espontânea vontade. A questão é que a vontade do homem é corrompida e o homem em seu estado natural não entende a mensagem da salvação:

Rm 3:10-11 - "Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus."

I Co 2:14 - "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."

A solução encontrada pelos arminianos é conhecida como "graça preveniente", que é uma ação de Deus que permite que as pessoas usem seu livre arbítrio para escolher ou rejeitar a salvação oferecida em Jesus. É como se Deus removesse o véu que encobre o entendimento humano com relação às coisas espirituais:

At 16:14 - "E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia."

É claro que sem esta ação de Deus os homens não vão crer, não importa o quanto se tente. Os arminianos acham que Deus derrama graça preveniente sobre todos os seres humanos, sem distinção, de maneira que todos têm a mesma chance de aceitar ou rejeitar a salvação. Assim, o destino final está nas mãos do homem, e não de Deus. Acho que é impossível encontrar na Bíblia uma base sólida para defender que a graça preveniente seja universal.

2 - O segundo problema é que o arminianismo desconsidera a soberania de Deus na salvação do homem. Mesmo supondo que a graça preveniente exista, ela não explica porque alguns aceitam e outros rejeitam o evangelho. Por que alguns solos são férteis e outros não? E por que alguns morrem sem nunca terem ouvido o evangelho? É necessário admitirmos que Deus é soberano quanto à criação, e portanto é soberano quanto à salvação. Afinal de contas, se Ele sabia que eu não aceitaria o evangelho, com livre arbítrio ou sem livre arbítrio, por que Ele me criou? Eu não pedi pra nascer!

Devemos admitir que as respostas estão além da nossa compreensão, e nos conformarmos com o que a Bíblia nos revela. Deus é amor e sabe o que faz; não age aleatoriamente mas tem um propósito de glorificar o Seu próprio nome; não é da nossa conta saber quais são os critérios que Ele usa em cada uma de Suas decisões.

Rm 9:22 - "Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?"

Seja como for, nunca podemos negar a soberania de Deus. É ela que nos dá a tranquilidade de sabermos que se cremos em Cristo é porque Ele nos criou, amou, chamou, iluminou e nós aceitamos de boa vontade:

Ap 22:17b - "...E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida."

Se você sente Deus te chamar, venha para Jesus e beba de graça da fonte de salvação.

5 comentários:

  1. Erico

    Veja o que diz o livro de Romano capitulo 2:12-16:
    Todo o que pecar sem a Lei, sem a Lei tambem perecerah, e todo aquele que pecar sob a Lei, pela Lei serah julgado. Porque nao sao os que ouvem a Lei que sao justos aos olhos de Deus, mas os que obedecem a Lei, estes serao declarados justos. De fato, quando os gentios, que nao tem a Lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora nao possuam a Lei; pois mostram que as exigencias da Lei estao gravadas no seu coracao. Disso dao testemunho tambem a sua consciencia e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os. Isso tudo se verah no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme declara o meu evangelho.

    Sempre que pregamos a salvacao mediante a feh, vem a velha questao - ah e mas os indios que nunca escutaram?

    Este texto de Paulo mostra que Deus reservou a salvacao (e a condenacao tambem) atraves da lei natural que colocou em cada ser humano, afinal, fomos criados a sua imagem e semelhanca.

    A morte de Jesus na cruz pagou os pecados de toda a humanidade, isto eh, de todos os homens, e todo aquele que se arrepende dos seus erros e busca o perdao serah salvo, mesmo que nunca tenha vindo a ouvir de que o Salvador ja tenha vivido entre nos e pago as nossas dividas. E este julgamento Ele guardou para sua exclusiva autoridade. Sim, onde abundou o pecado, Deus trouxe superabundante graca. Jesus morreu para SALVAR o homem e nao para julga-lo. A Biblia foi escrita para a SALVACAO. A feh e para a SALVACAO. Deus espera um pequeno ato de arrependimento para nos dar a SALVACAO. O julgamento deste mundo ja foi feito na cruz e na falta do conhecimento da Lei perfeita e da Graca perfeita do Senhor, a lei natural serah suficiente para Deus distinguir os que preferem o Bem ou o Mal.

    ResponderExcluir
  2. Erico

    Continuando a minha explicacao, agora vamos analisar o texto do livro de Romanos, capitulo 3:1-4a
    Que vantagem ha entao em ser judeu, ou que utilidade ha na circuncisao? Muita, em todos os sentidos. Principalmente porque aos judeus foram confiadas as palavras de Deus. Que importa que alguns forma infieis? A sua infidelidade anularah a fidelidade de Deus? De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro e todo o homem mentiroso.
    E agora, vejamos os textos do livro de Romanos, capitulo 5:13-14 e 5:17
    ...pois antes de ser dada a Lei, o pecado jah estava no mundo. Mas o pecado nao eh levado em conta quando nao existe lei. Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adao ate o de Moises, mesmo sobre aqueles que nao cometeram pecado semelhante a transgressao de Adao...
    Se pela transgressao de um soh a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisao da graca e a dadiva da justica reinarao em vida por meio de um unico homem, Jesus Cristo.

    Ou seja, Deus ofereceu um SALVACAO que eh muito (muito mesmo)maior, imensamente superior aos pecados da humanidade.
    Assim Ele reservou tudo para o seu exclusivo julgamento. Da mesma forma como condenou a morte aqueles que pecaram sem o conhecimento da Sua Palavra (a Lei), ele eh bom e salvarah aqueles que se arrependem e buscam a libertacao dos seus pecados, mesmo que nao tenham recebido a boa nova de que Cristo ja pagou efetivamente pelos nossos pecados e de que nao precisamos carregar mais este peso na consciencia...
    E finalmente, Joao 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho Unigenito para que todo o que nele crer nao pereca, mas tenha a vida eterna.
    Ora, se Ele nao nos recusou o Seu proprio Filho, o que Deus nao farah para salvar o homem? A resposta eh simples: tudo; Deus nao tem limites na tentativa de reconciliar o homem consigo mesmo. Aqueles que nao ouviram o Evangelho, porque a Igreja nao os alcancou devido as suas limitacoes deste mundo, podemos ter certeza de que Deus proverah a oportunidade para a salvacao, atraves da lei natural que colocou em cada ser humano... Agora, quanto a nos que ouvimos a mensagem da Verdade, pesa uma responsabilidade muito maior...

    ResponderExcluir
  3. Oi Nilson, obrigado pela sua contribuição.

    Você percebeu que Romanos 2:12-16 não menciona perdão de pecados? Este é um ponto importante para entender o que Paulo quer transmitir nesta epístola. A sequência é a seguinte:

    No início da carta, Paulo prova que ninguém é inocente perante Deus: os judeus receberam a Lei de Moisés e devem obedecê-la e os gentios têm a revelação da natureza e da consciência para que eles saibam o que é certo e o que é errado. Como você mesmo mencionou:

    "Todo o que pecar sem a Lei, sem a Lei também perecerá, e todo aquele que pecar sob a Lei, pela Lei será julgado. Porque não são os que ouvem a Lei que são justos aos olhos de Deus, mas os que obedecem a Lei, estes serão declarados justos."

    Pronto, resolvido. Os judeus guardam a Lei de Moisés, os gentios guardam a Lei da consciência e vamos todos juntos para o céu! Se alguém pecar, perecerá. Você sabe qual é o problema com isso: ninguém consegue guardar a Lei:

    Rm 3:23 - "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;"

    Este é o clímax do problema com a Lei, ninguém vai ser justificado por ela porque todos pecaram. Sei que você concorda com isso, mas então qual é a solução? Como recebo perdão pelos meus pecados? Como você bem notou:

    "aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo"

    É preciso receber a dádiva da justiça, mas nem todos recebem. Como podemos recebê-la? Você mesmo respondeu:

    "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho Unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."

    Você tem que crer em Jesus para receber a vida eterna. Você diz que quem não conheceu Jesus pode ser salvo se arrependendo e pedindo perdão para Deus, mas você não mencionou nenhum texto bíblico para justificar esta posição. A Bíblia diz que a salvação é pela fé em Jesus, não só pelo arrependimento. Não conheço nenhum texto bíblico que mostre que alguém possa ser salvo sem conhecer Jesus. Se você conhece algum, por favor me diga. Por favor, restrinja-se ao Novo Testamento, pois trataremos da salvação no Velho Testamento em outra ocasião (também era pela fé na Palavra de Deus e não apenas pela consciência).

    Por isso precisamos pregar:

    Rm 10:13-14 - "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?"

    Quanto ao final de seu comentário, vou colocar algo sobre isso no próximo post.

    ResponderExcluir
  4. Érico,

    Eu tenho que te dizer, a respeito do tema do post, que é muito complicado, mas eu estou satisfeito por saber que as minhas dúvidas encontram eco em toda a comunidade "protestante", por assim dizer.

    Eu não quero mais entrar no mérito de Deus, é impossível entendê-lo usando pensamento racional humano. O que dá pra saber é o que vem da Bíblia mesmo, o resto é especulação.

    Eu pretendo nos próximos anos me aproximar mais dele no sentido de relacionamento mesmo, e vou confiar na mensagem de salvação.

    Eu só fico com o gosto amargo de que, lá no fundo, o Teísmo é algo bem mais complexo que o Evolucionismo. É mais fácil não acreditar em nada e ser egoísta. Mas eu não vou ser o mesmo cristão que eu costumava ser depois que comecei a me aprofundar.

    O que me resta mesmo é me concentrar na questão da salvação, e do que eu posso fazer pelos ímpios.

    É isso aí.

    ResponderExcluir
  5. Helder, acho que o caminho é este mesmo. Devo colocar em breve uma observação sobre isso.

    ResponderExcluir