terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Você é Charlie?

Estava pensando sobre os assassinatos terroristas cometidos contra a equipe do Charlie Hebdo e o que isso pode implicar sobre a liberdade de expressão nos nossos dias. É fato que a liberdade de expressão é um dos valores mais preciosos da sociedade democrática. Para nós, Cristãos, está intimamente ligada ao direito que temos de manifestar publicamente nossas crenças e valores, muitas vezes ofensivos aos outros. Somos gratos a Deus por gozarmos (ainda) de tal liberdade no Brasil e devemos defender o mesmo direito aos outros de quem discordamos.

Por outro lado, também é fato que tal liberdade tem limites. Desde criança aprendemos que "sua liberdade termina onde começa a minha". Onde, exatamente, se marca essa linha é motivo de discussão. Por exemplo, evangélicos podem falar que é pecado o culto aos santos; mas podem chutar a estátua de uma santa em público? Tal ato é uma expressão de fé individual, mas para o qual estamos prontos a admitir a censura. A mesma censura nos proíbe de fazermos discursos homofóbicos, nazistas, racistas, etc. Qualquer expressão que incite a violência ou o ódio contra um determinado grupo da sociedade deve ser coibida com a devida censura. Similarmente, se eu expressar irresponsavelmente minha opinião sobre alguém, posso ser processado por difamação. Se chamar um negro de macaco no estádio dá cadeia aqui e na Europa, por que humilhar um fiel seria diferente?

No caso da Charlie, pode-se questionar se suas charges não eram excessivamente discriminatórias ou se poderiam estimular o ódio ou a violência. Quanto a isso, não vou me delongar, pois não leio a revista, mas penso que em muitos países caberia processo. Na França talvez não, pois eles se orgulham de sua Liberté. O problema é que a tal "Liberté" e sua parceira "Egalité" parecem ser aplicadas unilateralmente, uma vez que Muçulmanos são proibidos de rezar ou usar o hijab (véu islâmico integral) em público desde 2011 (veja a reportagem), pois isso "contraria valores seculares da França". Liberté e Egalité só valem para quem defende "valores seculares"?

Estou apreensivo com o que vai acontecer daqui para frente. O mundo vai começar a prestar mais atenção à multidão de Cristãos que são mortos todos os anos por Muçulmanos pelo simples fato de serem Cristãos? A liberdade de expressão vai ser ampliada, inclusive para grupos religiosos conservadores? Ou vão traçar novas leis para coibir ainda mais a liberdade religiosa na Europa? Vamos esperar para ver.

Ah, e quanto aos terroristas, devem ser tratados conforme a Surah 5, Ayah 45 - "vida por vida, olho por olho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário