quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Pedro era Amilenista?

Muitos Cristãos hoje em dia são Amilenistas, ou seja, não acreditam no Milênio. Acham que Jesus nunca vai reinar sobre a nação de Israel e que todas as profecias do Velho Testamento sobre a descendência de Abraão, Isaque, Jacó e Davi se cumprem figuradamente na Igreja ou, simplesmente, nunca se cumprirão. Para eles, a Igreja substituiu (anulou) Israel como nação de Deus na terra. Ou, então, acham que a Igreja é a continuação de Israel em todos os sentidos proféticos.

Com relação a essa posição, vale fazer algumas perguntas para se "pensar na cama":

De quem recebemos as doutrinas da Igreja?

Resp: De Jesus.

Quem Ele comissionou para comunicá-las a nós?

Resp: Os apóstolos.

Quando eles aprenderam essas doutrinas?

Resp: Durante Sua vida e durante os 40 dias após Sua ressurreição, quando Ele ensinou-lhes a entenderem as profecias do Velho Testamento e como aplicá-las corretamente.

Você não acha curioso que, mesmo após aproximadamente 3 anos de ministério antes da morte, mais 40 dias de ensino intensivo após a ressurreição de Jesus, os discípulos ainda mantivessem o conceito judaico de que o Reino de Deus seria a restauração literal do Reino a Israel?

"Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?", At 1:6.

E qual foi a resposta de Jesus? Por acaso Ele disse que eles tinham entendido tudo errado e que o Reino nunca mais seria restaurado a Israel? Não foi isso o que Ele disse, mas

"Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.", At 1:7.

Ele apenas disse que não lhes competia saber o tempo, mas não negou a restauração do Reino Davídico. Sendo assim, não é de estranhar que Pedro, em seu discurso em Atos 3, tenha citado os profetas do Antigo Testamento para exortar os judeus a se arrependerem para que o Cristo voltasse e restaurasse todas as coisas:

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio. Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo. Sim, e todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também predisseram estes dias. Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.", At 3:19-25 (ênfase minha).

Note que Pedro está se dirigindo à nação de Israel, não à Igreja, como sendo os filhos da aliança aqui. Aparentemente, Pedro acreditava que se Israel se arrependesse, o Cristo retornaria e inauguraria o Reino, onde todas as nações da terra seriam abençoadas. Claramente, Pedro considera que os "tempos da restauração de tudo" são uma época ainda futura, à parte do que já acontecera em Pentecostes.

Não sei qual é a sua posição sobre isso. Quanto a mim, ninguém tirará minha esperança, pois como filhos de Abraão segundo a fé, Deus nos reservou posição de destaque neste Reino:

"E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.", Ap 2:26-27.

"e reinaram com Cristo durante mil anos.", Ap 20:4b.

Nenhum comentário:

Postar um comentário