terça-feira, 16 de outubro de 2012

Vídeo blog: Com apelo ou sem apelo?

Sou arminiano ou calvinista? E o que pensar sobre apelos e orações da salvação? Outros posts relacionados:

Que amor é este? Parte 1/2
Que amor é este? Parte 2/2
Predestinação, Parte 1/2
Predestinação, Parte 2/2
Arminianismo, Parte 1/2
Arminianismo, Parte 2/2

6 comentários:

  1. Boa exposição da sua posição Erico. Um dos problemas que vejo com teologias sistemáticas é que elas às vezes forçam os proponentes a encaixar peças quadradas em espaços redondos (interpretar textos de forma pouco natural) para não terem que admitir um problema com seu modelo. Prefiro dizer que não sei como Deus faz isso ou aquilo a desenvolver respostas humanas só para não deixar nenhuma questão sem resposta.

    "Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia."

    ResponderExcluir
  2. Gostei deste verso. Acho que pode ser a reação de muitos de nós quando enxergarmos a verdade face a face.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Erico, a questão do apelo é um dos exemplos de como nossa posição teológica de como se opera a salvação (seja calvinista, arminianista ou outro rótulo) afeta questões práticas, no caso o evangelismo. Assim como com qualquer outra questão controversa, ao invés de levar nossos 'modelos' ao extremo, sempre precisamos retornar ao que a Palavra nos diz. Se ela diz que Deus me escolheu antes da fundação do mundo, isso é verdade. Se ela manda que eu me arrependa, isso também é verdade.
    Atos 2 nos conta sobre o sermão de Pedro e seu apelo público. "Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. (...) Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas." (Atos 2:38,41)

    ResponderExcluir
  4. E quem quiser que tente escrever detalhadamente a sistemática de tudo isto. Não sou tão inteligente assim.

    ResponderExcluir
  5. Me diverti novamente! Você é muito bem humorado... penso exatamente assim! A vida em comunhão na liderança, existem coisas que a prática e a experiência demonstram que estamos errados ou nos fazem ver que alguns dos nossos irmãos mancam por falta de filing.

    Em Cristo!

    ResponderExcluir
  6. Tem gente que é mais teórica e outros são mais práticos. A teoria e a prática se encontram em algum lugar, mas nem sempre percebemos onde é.

    ResponderExcluir