quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O Profeta

Cuidado! Os crentes querem te enganar. Não todos os crentes, mas muitos deles. Eles têm uma compulsão por manipular as pessoas e exercer uma suposta autoridade divina sobre a vida delas. Não sei se é porque são mal-intensionados ou simplesmente porque foram estimulados a fazer isto, mas eles adoram impressionar as pessoas e buscar auto-afirmação brincando de profetas. Usando frases feitas que começam com "assim diz o Senhor...", andam por aí fazendo previsões obscuras que encontram atenção nos ouvidos incautos de outros crentes.

Para ser mais claro, vou dar alguns exemplos que presenciei nos últimos anos.

Um dia, eu estava assistindo um famoso pregador na TV em uma pregação em praça pública, quando ele disse algo como:

"Agora, presta atenção no que eu vou dizer, porque é profético! Deus está dizendo que Ele vai restaurar a tua família. Que nenhum dos teus vai se perder!"

Nenhum vai se perder? De que família ele estava falando? Tinha milhares de pessoas ouvindo aquilo, fora os que assistiam pela TV. Todo mundo falou "Amém! Aleluia!". Mas, pra quem era a profecia? Pra todo mundo? Claro que não! Então, pra que serve uma profecia destas? É muito fácil falar uma coisa dessas, depois pegar um avião e nunca mais encontrar-se com aquelas pessoas para prestar contas da "profecia" proferida.

Em outra ocasião, um missionário visitou uma igreja em que eu estava presente e, em um momento de intercessão, sabendo que havia uma jovem com câncer no culto, falou diretamente com ela para que ela desse glória a Deus pela cura que ela já tinha recebido. Pouco tempo depois, a jovem faleceu em decorrência da doença.

Um "profeta" que passava pela calçada me encontrou na porta da igreja um dia e disse que eu tinha nascido em berço de ouro e que Deus ia me dar uma esposa. Certamente ele não sabia que eu nasci em um dos países mais pobres e primitivos do mundo e passei os primeiros anos de vida morando no mato. E certamente ele não percebeu que eu já tinha uma aliança na mão esquerda.

Às vezes, a vontade de acreditar é tão forte que quem ouve a profetada acaba recebendo uma mensagem do jeito que quer ouvir, e não do jeito que ela foi proferida. Por exemplo, assisti um vídeo em que um pastor disse que uma irmã lhe havia falado: "Deus me disse que você parou de fazer uma coisa que costumava fazer. Você tem que voltar a fazer aquilo. Faz sentido pra você?". Esta é uma típica frase usada por estes profetas. Falam algo genérico, que poderia ser aplicado a qualquer pessoa, e perguntam se faz sentido. O pastor em questão concluiu que Deus estava falando que ele deveria voltar a orar de madrugada na igreja, como costumava fazer no passado. Mas isto não foi o que a profetiza disse, foi o que ele subentendeu. Compare isto com as profecias da Bíblia e você vai perceber a diferença. Quando Deus quer passar uma mensagem, ele fala claramente, não fica dando margem pra pessoa adivinhar o significado da mensagem. Quando o profeta Ágabo falou com Paulo em Atos 10, foi muito claro: "você vai ser preso por judeus em Jerusalém e entregue aos gentios."

Certa vez eu estava almoçando com alguns crentes quando uma senhora se alterou subitamente e disse que estava "recebendo algo" sobre mim. Ela disse que eu ia receber uma mensagem, talvez uma carta. Só não sabia dizer o conteúdo da mensagem, nem o que eu devia fazer com aquilo. Que espécie de profecia é essa? Recebo dúzias de e-mails todos os dias, o que isso tem de especial? Outros tipos de profetadas bem populares são:

"Você vai fazer uma viagem", "Deus tem um plano na sua vida", "Sua igreja vai crescer", "Vi um caixão na sua sala", "Você vai ser um grande pregador", "Deus vai te dar aquilo que você está pedindo a Ele há muito tempo", etc. Estas coisas podem se aplicar a qualquer pessoa. Às vezes vai se cumprir, às vezes não. Às vezes a pessoa vai procurar agir de acordo com a palavra que recebeu, o que não significa que foi uma revelação sobrenatural de Deus.

O pior de tudo é que você pode até concordar com tudo o que eu escrevi acima e ainda assim você vai dizer que no seu caso foi diferente. A sua profecia foi real. Todo mundo diz isso. Bem, quem sou eu pra julgar suas experiências, já tenho muito trabalho com as minhas. Eu sei que existem relatos que parecem ser realmente sobrenaturais, mas não tem sido esta a minha (pequena) experiência pessoal. A maioria dos que estão por aí são falsos profetas, e tem sido assim desde os tempos bíblicos. O que eles falam pode não parecer prejudicial, mas falar algo em nome de Deus sem Ele ter mandado é muito perigoso. Cuidado com eles!

Jr 14:14 - "E disse-me o Senhor: Os profetas profetizam falsamente no meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam."

2 comentários:

  1. Erico
    Infelizmente, este tipo de profetada existe e tem causado muita confusao no meio da Igreja. Acho que isto acontece por muitos motivos, mas, certamente a principal razao eh que certas pessoas querem 'aparecer', querem se destacar no meio da Igreja.
    Eh um problema serio, mas acho que eh tao comum que os irmaos na Igreja estao 'acostumados' a este tipo de commportamento.
    No final, isto prejudica a Igreja e o desenvolvimento dos irmaos. Ao inves de trazer maturidade, este tipo de profetada desperta um certo 'irracionalismo' e muita gente acha que a feh eh antagonica ao racional.
    Muitas vezes confunde-se 'avivamento espiritual' com uma 'onda de profetadas'.
    Muito triste. Oremos pela Igreja no Brasil.
    Feliz Natal.
    Nilson

    ResponderExcluir
  2. Eles me lembram daquele charlatão da Operação Bola de Cristal, mostrado no Fantástico alguns anos atrás:

    http://www.youtube.com/watch?v=stiAxWopNj8

    ResponderExcluir