quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Inclusivismo

Continuando o assunto do último "post" deste blog, eu gostaria de dar um pouco mais de atenção ao inclusivismo, ou seja, a doutrina de que apesar de a salvação ter-se tornado possível por Jesus Cristo, não é necessário conhecer Jesus ou o que Ele fez para ser salvo. Assim, a salvação poderia ser encontrada no Budismo, Hiduismo, Islamismo, etc. Isso pressupõe que o deus (ou, pelo menos, o deus supremo) destas religiões é o mesmo Deus da Bíblia. Mas quem é o Deus da Bíblia? Ele se revelou como o "Deus de Abraão, Isaque e Jacó" (Ex. 3:6). Em certo ponto da história, aprouve a Deus revelar-se ao mundo por meio da nação de Israel, como disse Jesus à mulher samaritana:

Jo 4:22 - "Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus."

Qual é o sentido de Ex 20:3 - "Não terás outros deuses diante de mim", se não sabemos a diferença entre Deus e os deuses pagãos? O Deus de Israel, que até os judeus, em sua maioria, rejeitam, é aquele que é Pai de Jesus Cristo, que é em "forma de Deus" e "igual a Deus" (Fp 2:6, Jo 1:1) e em quem "habita corporalmente toda a plenitude da divindade" (Cl 2:9). Esse mesmo Deus enviou Seu Filho para ser punido na cruz por nossos pecados. Se seu deus não fez isso, ele não é Deus.

Mc 14:61-62 - "...O sumo sacerdote lhe tornou a perguntar, e disse-lhe: És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito? E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu."

Os pagãos precisam conhecer esse Deus para serem salvos. Como o Dr. Mal Couch costuma dizer, "Deus é 100% soberano e o homem é 100% responsável" (ver http://scofieldministries.blogspot.com/). Ele mesmo admite que não consegue entender isso, mas é o que a Bíblia proclama de Gênesis a Apocalipse. Conforme Paulo coloca em Romanos 1, os homens são responsáveis por verem Deus na natureza, mas essa revelação só serve para condená-los, uma vez que nenhum homem se conforma com os padrões morais de Deus. A conclusão?

Rm 3:10-12 - "Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só."

Não somos juízes das almas, apenas comunicamos a sentença já determinada pelo Juiz. A humanidade está separada de Deus e não quer segui-lo. São mortos que precisam nascer de novo. Se o Espírito Santo de Deus não intervier por meio da pregação do Evangelho de Cristo, o homem não pode fazer nada.

Rm 10:17 - "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus."
I Co 1:21 - "Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação."

Não existe plano B, é fé em Jesus ou nada:

Jo 11:25-26 - "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?"

2 comentários:

  1. Erico

    Que mensagem maravilhosa.
    Faz muito tempo que nao vejo pessoas explicando a doutrina crista na sua forma mais pura e simples e direta, sem misturar com crencas extras, paixao ou humanismo. Parabens. Continue o bom trabalho. Esta missao nos foi dada pelo Senhor.
    Voce sabe qual eh a minha maior preocupacao hoje em dia: os jovens. Eles nao estao sendo alcancados. A nossa geracao foi alcancada na juventude, mas parece que esta nova geracao nao esta sendo alcancada, muito poucos (pouquissimos) realmente buscam o Reino de Deus, as boas coisas, as coisas valorosas, poucos entram pela porta estreita.
    Precisamos orar e trabalhar mais pelos jovens.
    Um abracao meu irmao

    Nilson

    ResponderExcluir
  2. Erico, meu irmão,
    Deus o abençôe por cumprir com tanta fidelidade a ordem de Jesus. Somente Cristo ! ELE é a maior necessidade do homem !

    ResponderExcluir