segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Uma fé morta

Como temos visto repetidas vezes, a salvação é somente pela graça, mediante a fé, somente. Como nunca poderemos ser justos o bastante para merecermos o céu, Deus nos imputa Sua justiça:

Rm 4:3 - "Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça"

Mas, compare o texto de Rm 4 com os seguintes:

Tg 2:14 - "Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?"

Tg. 2:20-22 - "Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada."

A impressão que temos é que Tiago quer contrariar Paulo abertamente. Em face desse texto, muitos têm tido crises com a doutrina da salvação. Nesse caso, temos três alternativas:

1 - Jogar fora o resto da Bíblia, que contradiz Tiago;

2 - Jogar fora Tiago, que contradiz o resto da Bíblia;

3 - Interpretar Tiago de maneira que não contradiga o resto da Bíblia.

Não sei quanto a você, mas eu não estou disposto a seguir nenhuma das 2 primeiras alternativas. Como creio na autoria do Espírito Santo para todos os livros das Escrituras, devo seguir uma regra básica de Hermenêutica: os textos mais obscuros devem ser entendidos à luz dos textos mais claros, pois as Escrituras não podem se contradizer. Então, provavelmente Tiago quer enfatizar algo diferente do que Paulo.

Mesmo tentando conciliar os textos, é possível se perder em meio às interpretações. Um ortodoxo grego me disse uma vez que "você tem que ler Paulo junto com Tiago". Mas o que ele queria dizer é que para alcançarmos a salvação devemos ter a fé (como Paulo ensina) e também praticar boas obras (como Tiago ensina). Mas isso ignora o fato de que Paulo proíbe a idéia de obras como requisito para a salvação:

Rm 11:6 - "Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra."

Ou um ou outro. Não dá pra misturar os dois. Uma interpretação de Tiago 2, popular no meio evangélico, diz que a fé que salva é uma fé que produz obras. Se você diz que tem fé, mas não tem obras, então você não tem a fé verdadeira. Mas, vamos tentar esclarecer melhor isso, pois existem algumas dúvidas. Por exemplo, quantas obras são necessárias para que eu me considere salvo, ou possuidor da fé salvadora? Todo mundo, por mais ímpio que seja, tem algumas boas obras. Deixo bem claro que eu creio que o verdadeiro crente vai frutificar, a 30, 60 ou 100 por 1, mas esses frutos podem ser difíceis de se perceber em algumas pessoas e isso é muito subjetivo para servir de base para estabelecer a doutrina da salvação.

Creio que Tiago tem algo muito importante para dizer aos crentes. Note que, na carta, Tiago refere-se aos leitores como "irmãos", e ainda:

Tg 1:18 - "Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas."

Após estabelecer o fato de que somos gerados pela palavra da verdade (de graça), ele segue com uma coleção de exortações, que incluem a caridade. Estas exortações não têm nada a ver com o que precisamos fazer para receber a vida eterna. Ele quer que haja coerência entre o que falamos e o que fazemos. Ele não está explicando o que você precisa fazer para ser salvo, mas sim o que você precisa fazer se você diz que é salvo. Dentro desta exortação, não se exclue a validade de alguém perguntar a si mesmo se realmente entendeu o evangelho, pois o novo nascimento produz mudança de vida. Mas, em princípio, Tiago não está ensinando como ser salvo, nem tem a intenção de contradizer o ensino de Paulo. O texto serve de alerta para três classes de pessoas:

1 - A pessoa que DIZ que tem fé (v. 14), mas na verdade não tem, e está perdida;

2 - A pessoa que crê que Deus é um só (v. 19), o que não quer dizer muita coisa, pois até os demônios e algumas religiões pagãs crêem. Crer que Deus é um só não é a mesma coisa que confiar em Jesus como seu único e suficiente salvador;

3 - A pessoa que crê no evangelho, mas como não leva uma vida de obediêcia a Deus, sua fé não tem proveito prático (v. 16).

É como se ele estivesse dizendo: "eu não sei se vocês são salvos ou não. Não me diga que você tem fé, mostre-me que você tem fé. Eu não vejo o coração, mas vejo as obras, e por elas você não parece salvo. Pode ser que você não seja, porque se você somente professou a fé e fez uma oração de conversão, mas não houve nenhuma mudança no seu coração, apenas religiosidade externa, não houve novo nascimento. Acreditar em alguns fatos sobre Deus e ser batizado não significa que você confiou pessoalmente em Jesus como salvador. Por outro lado, se você realmente se converteu, não pode viver como se fosse um corpo sem espírito. Deve mostrar a fé que tem, como Abraão fez, sendo justificado pelas obras."

Como assim, justificado pelas obras? Somos considerados justos perante Deus pela fé para salvação da alma, mas somos considerados justos perante os homens pelas obras para demonstrar a salvação. Assim, as obras aperfeiçoam a fé.

Conclusão: pratique as obras diligentemente, mas nunca confie nelas para ser salvo.

4 comentários:

  1. Erico
    Como habitual, a tua palavra eh muito fort.
    Fico feliz em ver como voce foi tao perfeitamente discipulado em toda a boa doutrina e a expoe com perfeita clareza.
    Continue a trabalhar diligentemente.
    Uma pequena metafora: eh comum se dizer que o espirito humano esta ligado a sua mente e a alma ao coracao; assim, a salvacao eh pela feh, ou seja, a nossa mente deve conhecer e descansar na obra completa de Cristo na Cruz; igualmente, os nossos sentimentos serao restaurados atraves da salvacao, pois, tambem a nossa alma foi salva; assim, podemos colaborar com a obra do Senhor alimentando adequadamente os nossos sentimentos (o coracao) atraves de obras para a nossa santificacao; que obras sao essas? ajudar os pobres? nao muito mais que isso... obras de sacrificio... sacrificos de amor... diariamente levarmos o nosso 'eu' para a Cruz; abrir mao da nossa vontade e dos nossos pecados aos quais estamos viciados; esquecermos os nossos conceitos; humilharmo-nos; perdoarmos a todo instante; enfim, colocarmos os carater de Cristo no centro da nossa vida, dos nossos desejos, das nossas opinioes, do nosso intelecto, do nosso interesse; sermos imitadores de Cristo, imitarmos a Paulo; tomarmos a Cruz e segui-lo; bebermos o calice que o Senhor bebeu; ja nao somos mais 'NOS', mas Cristo vive em nos. Que os outros possam ver em nos a imagem de Cristo...

    ResponderExcluir
  2. Caro Érico,

    Tenho dois pontos a colocar:

    i) Existe um pastor chamado Ricardo Gouveia, que escreveu o livro "Piedade Pervertida". Basicamente o pastor acredita que exista a "Igreja Invisível de Cristo", que é composta por aqueles que serão salvos. Nessa Igreja, não existe distinção doutrinária - nela estão aqueles que verdadeiramente creram em Jesus, e por isso serão salvos.

    Ele coloca vários pontos do ponto de vista de Obras que revela que muitas Igrejas Evangélicas não estão pregando a Fé verdadeira, bem como você mencionou (embora a temática do livro seja outra), e podem não fazer parte da Igreja de Cristo.

    Acredito que, nessas passagens, Tiago esteja identificando as pessoas que não creram de fato analisando suas obras, como você mesmo constatou.

    ii) o que você acha de algumas denominações que dizem acreditar em Cristo, como a Congregação Cristã e os Adventistas, mas querem comprar a salvação através das obras? Você acha que, nelas, possa existir alguém pertencente à "Igreja Invisível de Cristo"? Não entender a mensagem da graça completamente, anula a salvação?

    ResponderExcluir
  3. Caro Helder,

    Já ouvi falar do Ricardo Gouvêa, mas não conheço seus livros para poder comentar. Sobre sua pergunta, nenhum de nós entendia (ou ainda entende) plenamente a doutrina da salvação e tudo o que está envolvido nela, mas existe um mínimo que precisa ser compreendido e crido. Já assisti várias pregações adventistas pela televisão e eles parecem ser evangélicos, mas quando você se aprofunda no que eles ensinam, percebe-se que eles declaram a salvação pela fé mas ao mesmo tempo negam a suficiência da mesma. Eles não entenderam a separação entre a Lei e a graça. Pode ser que muitos sejam salvos (apesar de que eles não acham o mesmo sobre nós, que não guardamos o sábado), mas eu tenho receio pela situação de qualquer um que adicione obras à salvação por um motivo muito sério:

    Gl 1:8 - "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema."

    Gl 3:1-2 - "Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?"

    Eu não gostaria de ser incluído no anátema de Paulo, portanto, sou contra qualquer ensino que enfatize a necessidade de cumprimento da Lei para a salvação. Mas creio que possa haver membros da "Igreja invisível" nestas e em outras denominações, mas na dúvida eu evangelizo.

    ResponderExcluir
  4. Érico, sua última frase se encaixa bem naquilo que Jesus falou a respeito da salvação (que nem todo aquele que me chama de Senhor será salvo). De fato, acredito que haverá muitas surpresas, tanto na minha quanto em outras denominações. Muitas pessoas não entenderam a mensagem da Graça, e buscam apenas realização pessoal e profissional na Igreja. Aliás, a mensagem da Graça não é atrativa às pessoas hoje em dia, sendo que na verdade ela é a GRANDE MENSAGEM do evangelho.

    Concordo que não dá pra conhecer plenamente a doutrina da salvação, mas existe um mínimo a ser crido. Como por exemplo com relação à ressureição dos mortos - não é possível saber exatamente com que corpo os mortos serão ressuscitados (até porque as pessoas envelhecem), mas é como minha irmã, que é médica, disse - nosso corpo presente é uma constante alternância entre células mortas e vivas, portanto estamos constantemente mudando. O corpo nunca pára de se reconstruir, e portanto pode ser que nosso corpo ressuscitado não possua as mesmas células do corpo atual, mas ainda sim preserve nossa identidade. Essas coisas em geral são discutidas em Teologia Sistemática, e são muitas questões que desconhecemos, mas nenhuma que invalide a solidez do Evangelho de Cristo. Muito pelo contrário, nele encontramos satisfação maior à alma que na Ciência.

    Com relação aos Adventistas, é isso que você falou mesmo. Eu não sei quem deles será salvo ou não, mas se você parar pra pensar, a Graça e o sábado são meio que conflitantes. Na verdade, se você parar pra "pensar", nem entraria nessa Igreja.

    É uma questão muito complicada, e eu gosto do protestantismo histórico porque ele não se esconde dos embates teológicos - antes, procuram a verdade na Bíblia e assim podemos amadurecer verdadeiramente no mundo espiritual (coisa que o Sr. R&R Soares deveria ter um pouco de vergonha na cara pra procurar entender).

    ResponderExcluir