Este mês estou na Suécia, trabalhando, então vou fazer uma pausa na série sobre festas judaicas. Uma coisa que chama a atenção imediatamente quando se chega na Suécia é o nível sócio-cultural. Estocolmo é linda, limpíssima, seus prédios históricos estão por toda parte, com nível impecável de conservação; não se vê pessoas pobres. Que os suecos são educados não é novidade pra ninguém; o que surpreende é que até os cachorros são educados. Sério! Eles andam por toda parte, muito bem vestidos, nunca latem, não se estranham, não fazem xixi nos postes, andam nos ônibus, nos shopping centers, em todo lugar (veja você mesmo). No vôo de Nova York para Estocolmo tinha uma senhora que levou o cachorro no avião. Numa caixa no colo! E eu não ouvi um latido sequer durante as 8 horas de viagem. Dizem que o Brasil já é a sexta economia do mundo, mas se você quiser saber como estamos distantes do primeiro mundo, visite a Suécia.
Ok, pra que todo este papo? O que isto tem a ver com religião? Bom, é que uma das coisas que dão desespero é a dificuldade em se encontrar uma boa igreja por aqui. Os suecos não ligam pra religião. Não tem muita gente que acredita em Deus por aqui (somente 23% da população sueca acredita em Deus, de acordo com a Wikipedia). Quando os colegas da Universidade me perguntaram o que eu ia fazer no fim de semana e eu disse que ia pra igreja, eles me perguntaram "e você conseguiu encontrar alguma?!". E mesmo sem Deus eles têm uma qualidade de vida aparentemente tão boa. Os suecos são ricos, saudáveis, simpáticos, educados e bem sucedidos (pelo menos esta é a primeira impressão). Sua sociedade funciona "perfeitamente", não tem violência nem corrupção na política e tem o menor índice de drogados da Europa (fonte). Então, pra que precisariam de Deus? Veja bem, o que as nossas igrejas andam pregando como se fosse cristianismo, eles já tem. Se Jesus veio para nos trazer saúde e prosperidade, então parece que os ateus têm feito um trabalho melhor. É só comparar o nível sócio-econômico do nosso país cristão com o deles, que isto fica claro. Não adianta dizer pra eles que Jesus vai melhorar suas vidas, eles já têm o que querem. O que eles não têm é o que verdadeiramente precisam, a vida eterna.
O ateísmo está em alta no primeiro mundo. Usei a Suécia só como exemplo, mas poderia ser outro país qualquer na Europa. No meio acadêmico é vergonha alguém dizer que é cristão, a não ser que você seja um daqueles cristãos "esclarecidos" que não acreditam em nada de sobrenatural que é mencionado na Bíblia. Muitos jovens que vão pra faculdade ficam atormentados com a pressão intelectual e acabam flertando com o ateísmo. O caminho para o abandono da fé geralmente passa pela teoria da evolução (ela de novo). Afinal de contas, se as pessoas mais inteligentes do mundo são atéias, provavelmente é porque Deus não existe. "Eu não quero ser identificado com os ignorantes, manipulados e fanáticos cristãos". Preferem, então, se convencer de que não passam de um monte de carne, ossos e pulsos elétricos, que apareceram aqui por acidente. "Eu não passo de uma coisa que vai acabar. E não existe juízo eterno!"
Muitas pessoas apenas repetem o que os apóstolos do ateísmo dizem, como se eles fossem autoridade no assunto. Mas neste assunto, não adianta transferir a responsabilidade para outra pessoa. É VOCÊ, é você quem tem que dar a resposta. Existem muitas pessoas mais cultas e inteligentes do que eu e você, que não acreditam em Deus e existem outras que acreditam. Mas no Dia do Juízo, não vai adiantar dizer:
"Senhor, eu te rejeitei porque Einstein não acreditava em Ti".
Ele responderá:
"Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno", Mt 25:41
As evidências que você tem da verdade são suficientes,
"Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.", Lc 16:29
mas você só vai crer se parar de resistir o Espírito Santo.
"Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais", At 7:51
p. s. Só pra não ficar a impressão de que a sociedade sueca é perfeita, eles têm a maior taxa de divórcio do mundo (fonte) e uma alta taxa de suicídio (fonte).
"Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?", Mc 8:36
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário