domingo, 23 de junho de 2013

Judeus, Ele é o Messias de Israel!

Segue abaixo uma conversa hipotética entre um judeu (Jacó) e um gentio (Cristiano) sobre a identidade do Messias de Israel. Tentei reunir em um texto relativamente pequeno alguns dos melhores argumentos que tenho encontrado entre os rabinos para explicar porque os judeus não acreditam que Jesus é o Messias. Se alguém conhecer outros argumentos, pode acrescentar nos comentários. Pode-se argumentar que é fácil debater com um "boneco" imaginário, mas acho que esta conversa ajuda como um primeiro contato com o pensamento predominante entre os judeus. E serve também para que os judeus saibam o que os cristãos pensam sobre este assunto.

Jacó: Jesus não pode ser o Mashiach (Messias), pois ele não cumpriu as profecias messiânicas.

Cristiano: Quais profecias Ele não cumpriu?

Jacó: Para ser o Mashiach, alguém precisa [1]:

a) Reconstruir o Beis Hamikdosh (templo) (Ez 37:26-28).

b) Juntar todos os judeus de volta em Eretz Israel (Terra de Israel) (Is 43:5-6).

c) Inaugurar uma Nova Era de paz mundial e dar fim a toda opressão, sofrimento e doenças (Is 2:4).

d) Espalhar o conhecimento do D'us de Israel por todo o mundo (Zc 14:9).

Aliás, Jesus não poderia ter cumprido as duas primeiras profecias, pois nos tempos de Jesus os judeus ainda estavam na sua terra e o templo ainda não tinha sido destruído.

Cristiano: Yeshua (Jesus) vai cumprir estas profecias em Sua segunda vinda.

Jacó: Assim fica fácil, até eu posso dizer que sou o Mashiach. Me peça para produzir qualquer sinal e eu direi que cumprirei na minha próxima vinda.

Cristiano: Mas se você tivesse ressuscitado 3 mortos, curado cegos de nascença, andado sobre as águas, e se tivéssemos ouvido uma voz dos céus dizendo que você é "meu Filho amado em quem me comprazo" e tivesse ressuscitado no terceiro dia depois da crucificação eu acreditaria em você.

Jacó: Milagres não provam nada, toda religião tem alegações de milagres. O que conta é o que está no Tanach (Velho Testamento, que é a Bíblia Hebraica) e não existe no Tanach o conceito de morte do Mashiach, nem duas vindas do Mashiach.

Cristiano: Existe sim. Is 53 fala da morte do Mashiach.

Jacó: Não é verdade, o servo sofredor de Is 53 refere-se simbolicamente a Israel, pisado pelas nações, como fica claro pelo contexto iniciado no capítulo anterior.

Cristiano: Só que o sofrimento de Israel nunca trouxe paz às nações e nunca sarou os povos (Is 53:5), a alma de Israel nunca foi colocada como expiação pelo pecado dos outros (Is 53:10). Uma nação pecadora não pode expiar pecados de outras, Is 53 só pode estar falando do Mashiach, mas é claro que a mensagem é difícil de crer (Is 53:1). Além disso, Dn 9:26 explicitamente fala que o Messias seria cortado e anuncia a data em que isto ocorreria, que bate com a data da morte de Yeshua (veja o post A estrela de Belém). Na verdade, muitos rabinos reconhecem duas vindas do Mashiach.

Jacó: Seja mais específico.

Cristiano: Zc 9:9 fala sobre o Mashiach como sendo pobre, vindo montado em um jumentinho. Para conciliar isto com a imagem do Mashiach vindo sobre as nuvens com grande glória, alguns rabinos reconhecem duas vindas distintas do Mashiach, ou então, dois Messias:

"Se Israel for digno, o Messias virá sobre as nuvens; se não, Ele virá disfarçado de um homem pobre montando um jumento." [2]

Alguns chamam o primeiro Messias de Mashiach ben Yossef (Messias, filho de José) e o segundo de Mashiach ben David (Messias, filho de Davi). Conforme alguns rabinos, Mashiach ben Yossef será morto (Zc 12:10) e um período de grande tribulação se seguirá, após o qual virá Mashiach ben David para inaugurar a era Messiânica de paz mundial. [3]

Jacó: Mas Jesus não pode ser Mashiach, pois ele não satisfaz as qualificações pessoais do Mashiach.

Cristiano: Quais qualificações?

Jacó: O Mashiach é o filho de Davi, mas vocês dizem que ele não é filho de Davi, nem de José, mas que é filho de D'us e Maria. A linhagem da pessoa é transmitida pelo pai (Nm 1:18), não pela mãe. Portanto, a linhagem real de José descrita em Mt 1 é irrelevante, pois ele não foi progenitor de Jesus. Além disso, ela inclui o nome de Jeconias, a quem D'us amaldiçoou para que não tivesse descendentes que se assentassem no trono de Davi (Jr 22:30). Os cristãos também dizem que a genealogia contraditória encontrada em Lc 3 refere-se a Maria, o que não ajuda, pois mesmo que isso fosse verdade, Lc 3:31 atesta que Maria descendia de Davi por meio de Natan, irmão do rei Salomão, e não do próprio Salomão, como profetizado em I Cr 22:9-10. [4]

Cristiano: Então, Yeshua é duplamente Mashiach.

Jacó: Como assim?!

Cristiano: Como José estava debaixo da maldição de Jeconias, seus descendentes naturais não podiam herdar o trono. Mas seu filho adotivo não estava debaixo desta maldição. Assim, por meio de José, Yeshua era legalmente da linhagem real de Davi e Salomão e, por meio de Maria, Ele era da casa de Davi por nascimento.

Jacó: Esta não cola, a descendência não é transmitida pela mulher, mas pelo homem. O Mashiach será um descendente natural de Davi e Salomão por meio de um pai não amaldiçoado.

Cristiano: Isto é um erro seu. Gn 3:15 fala da luta da semente da serpente contra a semente da mulher, que é o Mashiach. Mas, de quem mesmo você disse que o Mashiach é filho?

Jacó: De Davi.

Cristiano: "Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor, dizendo: 'Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés' (Sl 110:1)? Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho?" (Mt 22:43-45).

Jacó: Você está tentando me confundir, mas não é só isso, tem outros problemas.
O Mashiach será o segundo maior profeta da história, depois de Moisés. Profecias só podem existir em Israel quando a terra estiver habitada por uma maioria de judeus, uma situação que não acontece desde o ano 300 antes da era comum (300 a.C.). Durante os tempos de Esdras, quando a maioria dos judeus permaneceu na Babilônia, as profecias se encerraram com a morte dos últimos profetas, Ageu, Zacarias e Malaquias. Jesus apareceu em cena mais de 300 anos após o fim das profecias, portanto não pode ser um profeta.

Cristiano: Onde está escrito na Bíblia que não pode haver profeta em Israel sem uma maioria de judeus na terra?

Jacó: Nossos sábios sempre afirmaram isto.

Cristiano: Então, não está na Bíblia?

Jacó: Temos a tradição oral...

Cristiano: Já sei. Bem disse Yeshua que invalidais a palavra de Deus pela vossa tradição (Mc 7:13).

Jacó: Mas a Bíblia diz que um verdadeiro profeta não pode contrariar a Torah (a Lei) (Dt 13:1-4). A Lei foi dada a Israel como estatuto perpétuo. Quando o Mashiach vier, ele irá guardar toda a Lei e conduzir o povo judeu a fazer o mesmo. Jesus ensinava contra a Torah, portanto, foi um falso profeta.

Cristiano: Yeshua não ensinava contra a Torah. Ele disse que não veio destruir a Lei, mas cumprí-la e que nem um jota ou til cairia da Lei sem que tudo se cumprisse (Mt 5:17). Yeshua veio explicar a Torah e cumprí-la, como você disse que o Mashiach faria.

Jacó: Mas ele não fez isso. Ele violava o sábado, curando pessoas neste dia, o que os rabinos fariseus corretamente condenavam.

Cristiano: É lícito fazer o bem no sábado? Veja o que diz o rabino Simon Glustron [5]:

"A preservação da vida humana tem precedência sobre todos os outros mandamentos no Judaísmo. O Talmude enfatiza este princípio citando versos como Lv 18:5: 'os meus estatutos e os meus juízos guardareis; os quais, observando-os o homem, viverá por eles'. Os rabinos acrescentam: 'viverá por eles, não morrerá por eles.' (Talmude Babilônico, Yoma 85b)"

"Não somos apenas autorizados, mas ordenados a desconsiderar uma lei que conflita com vida ou saúde. 'É um preceito religioso quebrar o Sábado por qualquer pessoa afligida com uma doença que pode ser perigosa; aquele que é zeloso é digno de louvor, enquanto aquele que questiona derrama sangue.' (Shulhan Arukh, Orah Hayyim 328:2)"

Jacó: Mas Jesus deixou seus discípulos colherem espigas no Sábado.

Cristiano: Eles não estavam fazendo a colheita do mês, apenas matando a fome, o que era permitido no Sábado segundo o Mashiach. O Filho do homem é Senhor do Sábado (Mt 12:1-8).

Jacó: Isso é heresia.

Cristiano: Não, se Ele é Deus.

Jacó: Blasfêmia! Vocês dizem que Jesus é D'us, mas nenhum homem pode ser D'us. D'us é um só e é indivisível, além disso, Ele não pode ser morto. Jesus mesmo disse "Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é D'us" (Mt 19:17). A Torah é clara, "D'us não é homem" (Nm 23:19).

Cristiano: É verdade que "Deus não é homem, para que minta", pois Ele não é pecador como os descendentes de Adão. Mas suas dúvidas podem ser sanadas com um estudo do Brit Chadashach (Novo Testamento). Um bom ponto de partida sobre este assunto são os seguintes links:

Judeus Messiânicos, Ele é Deus.

Testemunhas de Jeová ou de Jesus?

Deus criou o universo sozinho?

Jacó: Nada vai me convencer que UM D'us são TRÊS pessoas, isso não faz sentido. E ainda não me convenci da questão das genealogias de Jesus..."

Cristiano: Bem disse o Rabino Paulo de Tarso que não devíamos nos dar a "genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé" (I Tm 1:4) e que não devíamos entrar "em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs". Eu faço minhas as palavras de Tomé a Yeshua: "Senhor meu e Deus meu" (Jo 20:28). Ele é o Deus de Tomé e o meu também.

Jacó: Mas não é o meu.


Referências:

[1] http://www.aish.com/jw/s/48892792.html

[2] Soncino Commentary Series (London: From Genesis to Malachi), citado por Mal Couch, Messianic Systematic Theology of the Old Testament, Scofield, p. 105.

[3] http://www.moshiach.com/discover/tutorials/moshiach_ben_yossef.php

[4] Rabino Bentzion Kravitz, A resposta judaica aos missionários: manual antimissionário. Judeus pelo Judaísmo, 1996.

[5] http://www.myjewishlearning.com/practices/Ethics/Our_Bodies/Health_and_Healing/Saving_a_Life.shtml

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