sábado, 28 de abril de 2012

O Reino de Deus


Eu sou adepto da teologia da prosperidade. Dá uma olhada neste texto:

"E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã...E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de azeite...E comereis abundantemente e vos fartareis", Jl 2:23-26

ou então este:

“...porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas dos gentios virão a ti. A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e Efá; todos virão de Sabá; ouro e incenso trarão, e publicarão os louvores do Senhor.”, Is. 60:5-6

A diferença é que a teologia da prosperidade Bíblica, ao contrário da sua versão mais popular presente nas rádios e tv's gospel, tem seu cumprimento não aqui e agora, mas no futuro Reino de Deus na Terra. Esses e outros textos referem-se a um período em que Deus restaurará a glória da nação de Israel (veja O Israel de Deus). O estabelecimento de um reino Teocrático de prosperidade sempre foi o plano de Deus para Seu povo, Israel:

"O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.", Gn 49:10

"E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo.", Ex 19:6a

O Reino de Israel era o Reino de Deus em sua forma inicial, um início do governo de Deus sobre o mundo que, se os judeus tivessem sido obedientes, teria se estendido até que viesse o Rei (Siló) e todas as nações tivessem sido trazidas sob sua influência e sujeição. Nesse governo de Deus (Teocracia), a obediência era imposta pela força,  a desobediência punida com a morte e homens governavam sob a palavra de profetas, que falavam como se fossem o próprio Deus. Note os textos:

"E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus", Ex 4:16 (Moisés é Deus sobre Arão)

"ENTÃO disse o Senhor a Moisés: Eis que te tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.", Ex 7:1 (Moisés é Deus sobre Faraó)

Sabemos que o Reino de Davi e sua descendência é o Reino de Deus na terra:

"E, de todos os meus filhos..., escolheu ele o meu filho Salomão para se assentar no trono do reino do Senhor sobre Israel.", I Cr 28:5

Alguns teólogos preferem espiritualizar as profecias sobre a restauração do Reino de Israel, aplicando-as simbolicamente à Igreja. Tais teólogos usam uma interpretação literal e histórica com relação às profecias sobre a primeira vinda de Cristo, mas inexplicavelmente adotam uma teologia de alegorias com relação às profecias sobre Sua segunda vinda. E deliberadamente ignoram o cumprimento das profecias sobre a restauração da nação de Israel que ocorre diante de seus próprios olhos. Eles dizem que o Reino de Deus se cumpre com Jesus reinando em nossos corações. Para se ter uma idéia da inconsistência desta forma de pensar, considere a mensagem do anjo Gabriel a Maria:

"E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai", Lc 1:31-32

Como Maria deveria interpretar as palavras do anjo?

"E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho" - literalmente;

"pôr-lhe-ás o nome de Jesus" - literalmente;

"Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo" - literalmente;

"e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai" - literalmente ou simbolicamente?! Onde é o trono de Davi? Algum dia Davi reinou nos céus ou em nossos corações?!!

Eu prefiro tomar o texto como foi escrito, em vez de me arriscar a colocar palavras na boca de Deus. Os rabinos judeus concordam comigo, comentando sobre Sf 3:20:

"As nações pagãs, em meio às quais os israelitas dispersos estão vivendo, irão trazê-los de volta à sua terra como uma oferta a Deus em reconhecimento ao Seu reinado sobre toda a terra...[Nos sete anos de tribulação] as nações serão purificadas pelo juízo Divino.", (comentário hebraico Soncino, de Gênesis a Malaquias)

Outro erro que costuma-se cometer é dizer que nos evangelhos "Reino de Deus" significa o reino de Israel e "Reino dos céus" significa a Igreja. Os rabinos afirmam que os dois termos se referem à mesma coisa, ou seja, o Messias reinando em Jerusalém. Comprove você mesmo que isto é verdade, comparando as seguintes passagens, onde as duas expressões são usadas para se referir à mesma coisa (Mt 5:3 e Lc 6:20; Mt 11:11 e Lc7:28; Mt 13:24 e Mc 4:26; Mt 19:23 e Mt 19:24). Muito importante também é notar que Paulo diz que o reino celestial será após a segunda vinda de Cristo: II Tm 4:1 e 4:18. Existem algumas parábolas de Jesus que parecem falar sobre o reino dos céus como sendo o tempo em que vivemos hoje, mas isto não exclui o cumprimento literal, no futuro, das profecias sobre o Reino. Portanto, o fato de Cristo estar hoje à destra de Deus e estarmos vivendo a nova aliança não significa que ele já assumiu o Trono de Davi.

Por fim, sabemos que um memorial importante do judaismo será restaurado no Reino: A Festa dos Tabernáculos:

"E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos. E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva.", Zc 14:16-17

Continua...

2 comentários:

  1. Amem...
    Este eh mais um artigo que voce fica devendo uma explicacao sobre a Festa dos Tabernaculos...
    Voce estah mantendo muita suspense sobre esta Festa....
    Graca e Paz
    Nilson

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