quarta-feira, 21 de abril de 2010

A Salvação no Velho Testamento - Parte 3

Não sabemos muito sobre os servos de Deus na época da Torre de Babel. A Bíblia enfatiza a rebeldia da humanidade, em geral, ao final da dispensação do governo humano, com a consequente proliferação dos cultos pagãos. A humanidade, intencionalmente, se afastara do Deus de Noé. Isto não quer dizer que não tenha havido pessoas salvas naquela época, apenas não temos informação sobre elas. Após a confusão das línguas em Gênesis 11:9, a Bíblia muda o foco para Abrão. Até o fim do Velho Testamento e durante a maior parte do Novo Testamento, o centro das atenções passa a ser a vida de Abrão (depois chamado de Abraão) e sua descendência. Deus decide se revelar à humanidade por meio deste homem. A ele são reveladas as promessas quando Deus lhe aparece pela primeira vez:

Gn 12:1-3 - "ORA, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra."

E ainda:

Gn 13:14-15 - "E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente; Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre."

Por estas promessas: muitos filhos, bênçãos e renome e a posse perpétua da terra de Canaã, esta dispensação é chamada de "Dispensação da Promessa". Ela se inicia com a chamada de Abrão e vai até a entrega dos 10 mandamentos em Sinai. Como sempre, Deus revela novas regras para os homens. Uma das novas revelações, já mencionada, é que Deus abençoará aqueles que estiverem do lado de Abrão. Por que esta preferência por Abrão? Por que Deus escolheu abençoá-lo? Será que ele já era um dos poucos que temiam a Deus mesmo antes de ser chamado? Será que sua família servia o Senhor em vez de falsos deuses?

Na verdade, sabemos que Abrão pertencia a uma família pagã, que seguia os cultos idólatras da região da Babilônia (Ur dos Caldeus):

Js 24:2 - “Então Josué disse a todo o povo: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Além do rio habitaram antigamente vossos pais, Terá, pai de Abraão e pai de Naor; e serviram a outros deuses.”

Além deste texto, sabemos que mesmo depois de Deus se manifestar a Abrão, seus parentes continuaram pagãos, pois Labão, neto de Milca, esposa de Naor, irmão de Abraão, cultuava falsos deuses:

Gn 31:29-30 - "Poder havia em minha mão para vos fazer mal, mas o Deus de vosso pai me falou ontem à noite, dizendo: Guarda-te, que não fales com Jacó nem bem nem mal. E agora se querias ir embora, porquanto tinhas saudades de voltar à casa de teu pai, por que furtaste os meus deuses?"

Note que fica muito clara a distinção entre quem serve o verdadeiro Deus ("o Deus de vosso pai") e quem serve outros deuses ("meus deuses"). O Deus verdadeiro passa a ser conhecido como o Deus de Abraão, Isaque e Jacó e Ele se revela até aos pagãos em visões. Mas, voltando à questão anterior sobre as razões para Deus ter escolhido Abraão, já que ele originalmente não servia ao Deus verdadeiro, será que havia alguma outra coisa boa nele que tenha chamado a atenção de Deus?

Eu ouvi que muitos rabinos consideram que Abraão era um dos homens mais justos que já houve. Segundo eles, Abraão teria cumprido a Lei de Deus muito antes de Moisés comunicá-la oficialmente ao povo de Israel:

Gn 26:5 - "Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis."

Deus escolheu Abraão porque sabia que ele iria guardar Sua lei? E que lei era esta? Abraão foi tão justo assim? Uma rápida leitura de Gênesis revela que Abraão não foi tão perfeito: mentiu duas vezes sobre sua mulher, dizendo que ela era sua irmã e permitindo que outros a tomassem como esposa (Gn 12:13; 20:2), dormiu com a escrava de Sara para gerar um filho (Gn 16:4), teve concubinas além de suas esposas, gerou filhos com elas e os afastou da família (Gn 25:5-6). Que lei é essa que ele guardou?

Apesar de todas as falhas, Abraão entra para a lista de heróis da fé de Hebreus 11 por um motivo: Abrahão creu em Deus. Ele não é considerado justo porque não pecou, mas:

Gn 15:6 - "Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça."

Deus imputou ou atribuiu justiça a Abraão por causa de sua fé e não de suas obras. Nisto, ele é talvez o melhor exemplo de salvação pela graça mediante a fé, no Velho Testamento. Como diz Paulo:

Rm 4:3-8 - "Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça."

Abraão não é um caso isolado, ele representa a forma como uma pessoa poderia ser salva naquele tempo: crendo no único Deus verdadeiro. E como sabemos que ele creu? Pela sua obediência às ordenanças ligadas às promessas de Deus. Quando Deus disse para ele sair da sua terra, ele saiu. Quando disse que ele teria filhos, ele creu (apesar de a fé ter vacilado em alguns momentos). Quando disse para circuncidar Isaque, ele o fez. Quando disse para matar Isaque, ele obedeceu. Por um lado, ele tinha muitos pecados que o impediriam de ser considerado digno da salvação, mas por outro lado, vemos pelas suas obras que ele tinha fé na Palavra de Deus. Vale observar que Abraão foi considerado justo logo na primeira aparição de Deus a ele. Ali, ele creu no SENHOR e abandonou o paganismo de seus pais. Foi sua experiência de conversão. A partir daquele momento ele passou a andar com Deus e suas obras subsequentes apenas nos revelam esta fé.

Então, por que Deus escolheu Abrahão e não outro qualquer? Deus sabia que ele tinha mais fé do que os outros? A Bíblia não nos diz. O mais importante nesta história não são os méritos de quem foi chamado, mas de quem chamou. Deus demonstrou Sua graça mais uma vez. Deus não dá satisfação a respeito de Suas escolhas. O fato é que Deus escolhe e chama, o homem crê, é justificado e responde em obediência. Havia outros salvos na época? Certamente. Melquisedeque, sacerdote do Deus Altíssimo, é um exemplo disso (Gn 14:18). Como foram salvos? São um remanescente que manteve a fé no Deus de Noé? Deus apareceu a eles em visões assim como fez com Abraão e Labão? Podemos apenas especular. Mas, sabemos que a partir da chamada de Abraão, Deus escolheu se manifestar ao mundo por meio de sua descendência. Aqueles que receberem o Deus deste povo serão salvos.

Jo 4:22b - "a salvação vem dos judeus."